O Colégio de Ermesinde com uma história e tradição de mais de uma século dedicado à educação tem uma história rica de sucesso educativo assente numa filosofia de inspiração cristã, que visa o desenvolvimento integral da personalidade dos seus alunos, numa comunidade educativa com um forte sentido de família e responsabilidade.

Enquanto escola católica promovemos uma educação centrada nos valores do evangelho como caminho para a plenitude do Homem.

Neste contexto, a par da sua formação científica, os alunos dos Colégio partilham uma formação pastoral cristã e social:

FORMAÇÃO

- Aulas semanais de Educação Moral e Religiosa Católica, desde o 5º ano até ao final do Ensino Secundário;

- Catequese / Formação Cristã: Preparação para os Sacramentos do Batismo, Eucaristia, Comunhão e Confirmação;

- Grupo de Acólitos;

- Caminho de Santiago;

- Momentos de Reflexão:  – Quaresma e Advento.

ORAÇÃO

- Oração da manhã no início da primeira aula;

- Celebrações Eucarísticas: Abertura Solene do Ano Letivo, Natal, Páscoa e Final de Ano;

- Celebrações Eucarísticas da Comunidade Educativa – mensal;

- Celebrações do percurso catequético:

Festa da Avé Maria – 1º Ano    -      6 de MAIO       (11h30)

Festa do Pai Nosso – 2º Ano    -     17 de MARÇO  (16h30)

Primeira Comunhão – 3º Ano  -     31 de MAIO     (11h30)

Profissão de Fé – 6º Ano           -      3 de JUNHO   (11h30)

Confirmação – Secundário       -

- Celebração Eucarística do Dia do Colégio e de Santa Rita;

SOLIDARIEDADE

- Colaboração com a Conferência de S. Vicente de Paulo da Paróquia;

- Campanha de recolha de alimentos e vestuário durante o Advento;

- Cooperação com a recolha de alimentos do Banco Alimentar;

- Apoio a instituições de Solidariedade Social.

O Colégio de Ermesinde, como escola católica e diocesana é detentor de uma identidade própria que assenta a sua missão nas orientações e desafios pastorais da igreja. Assim, fundamenta o seu Projeto Educativo numa concepção cristã da pessoa e do mundo, promotora de um ambiente que estimula o respeito, os valores humanos e a educação para a liberdade e fé.

A par de um trabalho académico sólido é nossa preocupação uma formação promotora do desenvolvimento das diferentes dimensões da pessoa humana e da sua dignidade.

PASTORAL

PROJETO DA PASTORAL