O desafio de uma Escola Católica: Uma escola aberta para todos....

Mais do que uma escola da Igreja, somos uma Escola de Igreja.

QUEM SOMOS

A NOSSA VISÃO

O Colégio de Ermesinde orienta a sua ação no sentido de despertar e promover o desenvolvimento integral e harmonioso dos seus alunos em todas as dimensões: espiritual, humana, relacional e intelectual. 

Neste sentido, oferecemos um modelo educativo baseado numa Visão Cristã do Homem e do Mundo, proporcionando uma formação personalizada e integral num clima de Liberdade e Responsabilidade.

O Projeto Educativo do Colégio de Ermesinde, define os seus objetivos educativos e estabelece as suas prioridades.

Inserindo-se no contexto de uma Escola Católica, assume uma clara opção por uma educação libertadora, centrada nos valores do Evangelho como caminho para a plenitude do Homem.

Continuamos fiéis aos princípios orientadores expressos na divisa do Colégio: Ciência e Disciplina, Liberdade e Responsabilidade.

PROJETO EDUCATIVO

O Colégio de Ermesinde, como escola católica e diocesana é detentor de uma identidade própria que assenta a sua missão nas orientações e desafios pastorais da igreja. Assim, fundamenta o seu Projeto Educativo numa concepção cristã da pessoa e do mundo, promotora de um ambiente que estimula o respeito, os valores humanos e a educação para a liberdade e fé.

 

A par de um trabalho académico sólido é nossa preocupação uma formação promotora do desenvolvimento das diferentes dimensões da pessoa humana e da sua dignidade.

PASTORAL
Santuário Diocesano de Santa Rita

O Santuário de Santa Rita, como habitualmente é conhecido, é certamente um dos Santuários Diocesanos mais procurados. Damos graças a Deus e queremos corresponder com presença criativa e iniciativa pastoral à procura espiritual de quantos aqui rezam e celebram os mistérios da fé e daqui partem confortados com a bondade de Deus. 

Deste Santuário se espraia o olhar e se amplia o pensamento e a oração para o nosso Colégio de Ermesinde, que aqui vive paredes meias, para que seja cada vez mais escola católica, firmada nos valores da fé e no contributo essencial dado às Famílias na educação dos seus filhos. 

António Francisco dos Santos, Bispo do Porto

Setembro de 2015 

(in Pórtico de "Santuário Diocesano Nª. Sr.ª do Bom Despacho e Stª. Rita") 

Propriedade da Diocese do Porto, o Colégio de Ermesinde reconhece-se e declara-se como uma Escola Católica, condição fundamental da sua identidade enquanto estabelecimento de ensino. Mais do que uma escola da Igreja, o Colégio assume-se como uma escola de Igreja, procurando ser uma comunidade eclesial.

O Colégio de Ermesinde possui autonomia pedagógica conferida pelo Decreto-Lei n.º 152/2013 de 4 de novembro, sendo titular do Alvará n.º 712, de 28 de dezembro de 1912. Possui autorização de funcionamento para educação pré-escolar, para todos os ciclos do ensino básico e para os cursos científico-humanísticos do ensino secundário.

Como estabelecimento do Ensino Particular e Cooperativo, é propriedade da Diocese do Porto, tendo como entidade tutelar o Seminário Maior de Nossa Senhora da Conceição. Os diretores são nomeados pelo Bispo da Diocese, seus mandatários e representantes na comunidade educativa.

 

Do ponto de vista pedagógico, o Colégio rege-se pelas normas e orientações do Ministério da Educação, gozando da autonomia pedagógica que lhe é conferida pela lei em vigor. 

 

 

Enquanto Escola de Igreja, no Colégio de Ermesinde procura-se ir ao encontro do papel que a mesma tem na educação e no ensino, ao serviço do bem comum, da sociedade e das famílias, tal como é referenciado no plano diocesano de pastoral do Porto: “O trabalho da Igreja no mundo da educação é importante, não só porque responde às famílias que procuram um projeto educativo próprio, mas também pelo serviço que oferece, em diálogo, à cultura e à sociedade”

(do Plano Diocesano de Pastoral 2015-2020, p. 18).

 

Conscientes da missão que é confiada às Escolas Católicas no meio em que se inserem, entende-se como um desafio aliciante o acolhimento de todos, independentemente das crenças e das práticas religiosas. As famílias de tradições religiosas não cristãs ou sem prática religiosa regular que escolhem uma escola católica para a educação dos seus filhos, aceitam tacitamente um projeto educativo próprio, assente nos valores do Evangelho, devendo respeitar a visão do Homem e da sociedade que lhe está associada. 

“Magnificamente situado e em ótimas condições higiénicas admite alunos internos, semi-internos e externos. O antigo convento da Formiga converteu-se num instituto moderno de ensino e educação. A direção do Colégio de Ermesinde (Padre Manuel Moreira Silva Pontes, Dr. Gaspar Pinto da Silva, Dr. António Augusto de Castro Meireles, Manuel Moreira Reimão) tem procurado, por todos os modos, corresponder ao acolhimento das distintas famílias que lhe têm confiado os seus filhos (…) A mesa é comum a diretores, professores e alunos. Há espaçosos recreios, um belo campo de futebol e um não menos belo court de ténis. A instrução é ministrada por um escolhido professorado que tem sabido manter os seus créditos de competente nas provas finais a que têm sido sujeitos os alunos. Nestas condições facilmente se explica a frequência crescente de alunos que procuram os ares sadios do campo a par de uma sólida educação moral, de uma inteligente educação física e de uma racional e metódica instrução”.

 

(Jornal Liberdade, 10 de setembro de 1915).

Mais de um século passado após a redação destas  palavras, fieis aos valores da sua fundação, nelas se espelha a identidade presente do Colégio de Ermesinde.

 

Na nossa imagem, os "espaçosos recreios", o "belo campo de futebol" ou o "não menos belo court de ténis" dão hoje lugar a mais e maiores espaços renovados, que não defraudam os elogios no passado tecidos.   

 

No nosso âmago/projeto, procuramos que o Colégio seja hoje e sempre uma casa de "mesa comum".

 

  É nosso objetivo continuar a "corresponder ao acolhimento das famílias distintas que nos procuram" e a nós confiam parte importante do crescimento e formação dos seus filhos, para que, a par de uma "sólida educação moral, inteligente educação física" e instrução metódica e racional, continuemos a formar sempre pessoas completas, que fazem desta casa um reconhecido espaço "moderno de ensino e Educação". 

PARCERIAS

Quinta da Formiga

4445-485

Ermesinde - Valongo

CLUBE DE KARATÉ DA MAIA

(acesso para docentes)

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Google+ Icon