" Eles não sabem nem sonham que o sonho comanda a vida e que sempre que o Homem sonha, o mundo pula e e avança como bola colorida entre as mãos de uma criança"

António Gedeão

VISÃO

O Colégio de Ermesinde oferece um modelo educativo baseado numa Visão Cristã do Homem e do Mundo, proporcionando uma formação personalizada e integral num clima de Liberdade e Responsabilidade.

REGULAMENTO INTERNO

É missão deste estabelecimento de ensino dotar os alunos com uma multiplicidade de competências que vão além dos conhecimentos científico-técnicos; com efeito, aposta-se numa formação que estimule a criatividade, a imaginação, bem como a capacidade de assumir responsabilidades, de amar o mundo, de ser compassivo e de cultivar a justiça.

Assim, preocupa-nos trabalhar com a exigência necessária para que se atinjam níveis de excelência, não apenas na formação intelectual mas também no domínio socio-afetivo e relacional.

Privilegia-se uma formação integral e indissociada que complemente o aluno na sua vertente humana, espiritual, moral, cognitiva e relacional, sem esquecer a proximidade entre o Colégio e as famílias, eixo vital no caminho educativo de cada um.

FORMAÇÃO HUMANA

O Colégio procura formar pessoas competentes, capazes de apreender, de dialogar e intervir na sociedade de forma ativa, transmitindo valores como a solidariedade, a justiça, a fraternidade, a reciprocidade e a liberdade.

É nosso objetivo educar para a sensibilidade, para o olhar os outros de forma atenta e para o trabalho em equipa, promovendo ações de compromisso social e de valorização cultural.

Apostamos na autonomia dos alunos, para que possam viver plenamente como adultos responsáveis numa sociedade em constante mutação.

Neste sentido, promovemos a autoconfiança, o respeito pela diferença, a tolerância e a colaboração entre pares, contribuindo para o equilíbrio pessoal do aluno, de reconhecida importância na construção da sua personalidade.

FORMAÇÃO MORAL E ESPIRITUAL

Toda a ação educativa vivida no Colégio tem como fonte o Evangelho, núcleo inspirador do nosso sistema de valores. Neste sentido, pode falar-se de Projeto Pastoral implícito, que orienta no quotidiano e a vivência no Colégio.

FORMAÇÃO INTELECTUAL

A formação intelectual oferecida pelo Colégio de Ermesinde propõe a cada aluno um caminho em direção à excelência. Ainda que o Colégio se inspire em mais de cem anos de tradição de ensino, ele sabe renovar-se e inovar para oferecer uma pedagogia cativante e progressiva.

Desde o ensino pré-escolar ao final do ensino secundário, a formação intelectual oferecida pelo Colégio de Ermesinde orienta-se pelas matrizes curriculares definidas pela tutela, procurando, contudo, uma articulação entre saberes e técnicas, entre disciplinas e competências. Deste modo, os alunos abarcam um conjunto de conhecimentos científicos, técnicos, humanísticos, linguísticos, artísticos e desportivos, permitindo um maior interesse por questões sociais da atualidade, o que enriquece a formação intelectual ao longo dos anos de estudo.

FORMAÇÃO RELACIONAL

O conceito de educação engloba a interiorização dos princípios de cortesia, delicadeza e civilidade demonstrada por um indivíduo e a sua capacidade de socialização.

A relação escola-família baseia-se na aproximação, comunicação, atenção junto de cada agregado familiar para a orientar na tarefa da educação dos seus filhos, sendo que corresponde aos pais a responsabilidade da educação, a promoção do seu bem-estar e a integração social dos seus filhos.

Os pais são convidados a colaborar na vida escolar enquanto parceiros, sendo respeitado o papel de cada um. Neste sentido, promove-se a sua participação nas atividades curriculares e extracurriculares e na iniciação cristã dos seus filhos, contribuindo para uma reflexão educativa conjunta.